SOBRE NÓS

VÍDEO COM IMAGENS DA ESCOLA 2010


ENTREVISTA COM A SECRETÁRIA MARIA JOSÉ 2010

**********************************************************************************
FOTOS DA NOSSA ESTRUTURA FÍSICA (Imagens Carlos Lima)

Fachada da Escola Professor João Barbosa de Almeida

Entrada da escola

Computadores da sala de informática


Dispensa dos alimentos

Sala de aula

Sala de aula B


Banheiros dos alunos


Interior da sala dos professores

Banheiro dos professores

Interior da sala dos professores A

Sala de informática e secretaria da escola

Interior da sala de informática

Interior da secretaria da escola


**********************************************************************************

UM POUCO SOBRE NOSSA HISTÓRIA

Fachada da Escola Professor João Barbosa de Almeida
Por quê o nome da escola é Professor João Barbosa de Almeida?
Desde quando tem esse nome? Etc.

Histórico para esclarecer as propostas da mudança do nome da escola conforme mostrado em cartaz:

1956 – Fundação do Prédio;

1965 – Ginásio Elias Guedes – Particular

1978 – Fundado : Ceru Cel. João Francisco
Extinto : Ginásio Elias Guedes

O prédio passa alguns anos fechado. Depois é utilizado com repartições Estaduais: Cartório, Correios, EMATER.

Gestão Fernando – Trans. Escola R. Dr. Manoel Borba
Mat. 162.001
Nomeando 6 professores para o Estado.


Permaneceram até 06/11/86 quando publicado nº D.O. 07/11/86 E 162.006 com o nome : Escola Reunida Dr. Manoel Borba às Duas juntas.

Questões Políticas – Escola Reunida Dr. Manoel Borba – Municipal volta para o seu antigo prédio fica
apenas a Estadual.

Gestão Honorato – Volta novamente a Esc. Municipal

Hoje – Separe-se mais uma vez.

Diante de todos problemas faz-se necessário uma mudança que favoreça as duas Escolas.

Objetivo

Esclarecer a Comunidade o motivo pelo qual se faz necessário a mudança do nome desta escola e comunicar o novo nome escolhido pela.

Justificativa

O fato destas duas Escolas terem o mesmo nome tem apresentado dificuldades no dia a dia das
mesmas.

**********************************************************************************

ATA 1 DA POSSE DA DIRETORA  DA ESCOLA :


Escola Reunida Dr. Manoel Borba
Inscrição : E 162.006
Rua João de Araújo, S/N.
São Vicente Férrer – PE


Ata da sessão de posse da Diretora da Escola Reunida Dr. Manoel Borba

Aos vinte e oite (28) dias do mês de maio (05) de mil novecentos e noventa e um(1991) , na sala de reunião da Escola Reunida Dr. Manoel Borba, inscrição E 162.006, situada à rua João de Araújo, S/N, às 2:30 h, sob a presidência do Diretor Executivo do Departamento Regional de Educação (DERE) da Mata Norte – Nazaré da Mata, Senhora Tereza de Jesus de Morais Menezes , foi dada (à se ) abertura à sessão de posse da Diretora da Escola Reunida Dr. Manoel Borba, Senhora Josélia Tavares de Arruda Almeida conforme ato nº 2842 de 17/05/91, publicado no diário oficial de 18/05/91. Na ocasião estavam presentes , além da diretora em posse e da diretora do DERE , o Educador de Apoio da Escola, Auzinete Maria Ribeirbo de Almeida e as professoras: Arabela de Menezes Xavier, Dalila Rodrigues de Almeida, Ana Lúcia Ferreira Barbosa da Silva, Eunila Oliveira do Egito, Josermirta Maria de Araújo, Adlene da Silva Lima e Ana Maria de Jesus Araújo Albuquerque. A diretora do DERE conversou com os presentes destacando os seguintes pontos:

-Ênfase a importância do professor na escola , uma vez que uma escola passa dias sem diretor , sem secretário, educacador de apoio, etc. Mas não pode passar sem o professor;
-Esclarecer questões sobre sobre o calendário escolar e sobre as aulas atividades;
-Problemas de pessoal para substituições de licenças prêmios , bem como questões particulares de algumas pessoas presentes.
E deu posse à nova diretoria Senhora Josélia Tavares de Arruda Almeida, dando-lhe palavras incentivadoras, como: votos de força e coragem . Também falou das dificuldades que se pode ter com grupos de pessoas , mas que com humildade e compreensão se consegue muito mais.
Deu a Diretora empossada e aos demaos presentes demonstração de seu apoio e colaboração através do DERE e Secretaria de Educação, além de proporcionar a todos um clima de amizade, confiança e vontade de seguir em frente, todos os mesmos objetivos , que são : melhorar as condição de ensino aprendizagem, para que resultem em vantagem para as nossas crianças que têm sido tão massacradas com a falta de interesse do que estiveram a frente na gestão anterior.
O educador de apoio e as professoras fizeram uma esplanação da situação real da maioria dos alunos da escola que é de desnutrição : fome e doenças, além de mal vestidos e descalços , bem como filhos de pais paupérrimos e analfabetos. Na ocasião se falou ainda do alto índice de reprovação e evasão que já tem alcançado até 50 % , no decorrer dos anos 87 à 90. Diante desta realidade da escola a Diretora do DERE mostrou-se sensibilizada com a situação e se comprometeu de não medir esforços para ajudar a solucionar os maiores problemas. O educador de apoio deu palavras de boas vindas á diretora do DERE e a diretora empossada, destacando a necessidade da chegada do diretor uma vez que os trabalhos estavam ficando cada vez mais dificeis diante de tantos problemas sem ter alguém para tomar à frente. A diretora empossada deu palavras de agradecimentos à diretora do DERE pela presença e atenção e se comprometeu em empenhar-se no trabalho para conseguir melhorias junto às professoras, o Educador de Apoio contando com o apoio do DERE , da comunidade, enfim de todos que possam colaborar:

Para finalizar foi feito pelo Educador de Apoio uma reflexão voltada para o nosso pai supremo, aquele que tem o poder maior: “Deus”, refletindo nas palavras do Pai Nosso, e de mãos dadas cantamos a oração que o pai nos ensinou.
Depois a Diretora do DERE foi à secretaria da escolar para verificar o livro caixa da caixa escolar que se encontra com irregularidades . A mesma orientou no sentido de ir ao DERE e levar o referido livro para que seja verificado e regularizado.
E para constar eu Auzinete Maria Ribeiro de Almeilda, Educador de Apoio, lavrei a presente ata que vai assinada por mim, pela diretora do DERE, pela diretora empossada e pelas professoras.

São Vicente Férrer, 28 de maio de 1991.
Auzinete Maria Ribeiro de Almeida;
Tereza de Jesus de Lois Menezes;
Josélia Tavares de Arruda Almeida;
Arabela de Menezes Xavier;
Ana Maria de Jesus Araújo Albuquerque;
Adlene da Silva Lima;
Eunila Oliveira do Egito ;
Jozermirta Maria de Egito;
Ana Lúcia Ferreira Barbosa da Silva.

**********************************************************************************
ARQUIVO ESCOLA PROFESSOR JOÃO BARBOSA DE ALMEIDA
DIGITADO POR ANTONIO CARLOS M. G. A. LIMA MARÇO/2011
**********************************************************************************

ATA 2 DA MUDANÇA DE NOME DA ESCOLA 

ESCOLA REUNIDA DR. MANOEL BORBA
PARA  
ESCOLA PROF. JOÃO BARBOSA DE ALMEIDA 
  



Escola Reunida Dr. Manoel Borba
Inscrição : E 162.006
Rua João de Araújo, S/N.
São Vicente Férrer – PE


Ata da reunião com a Comunidade (representantes) para esclarecimentos da proposta de mudança do nome da Escola Reunida DR. Manoel Borba.

Aos dezessete dias do mês de junho de mil novecentos e noventa e um(17/06/1991), na Escola Reunida Dr. Manoel Borba, inscrição E 162.006, situada à rua João de Araújo, S/N, ás 15:00 h , sob a presidencia da diretora da Escola Sr. Josélia Tavares de Arrauda Almeida foi dada abertura a reuião que teve como objetivo prestar esclarecimentos aos prosentes sobre a necessidade que se tem de mudar o nome da referida Escola . A diretora deu abertura proferindo as seguintes palavras: agradeceu a Deus por estar viva , por ter sido escolhida para a direção da escola e disse o objetivo da reunião que é o da mudança de nome e a apresentou o nome escolhido pelo corpo docente , o do professor João Barbosa de Almeida, ex- aluno e ex-professor.
Em seguida o Educador de Apoio apresentou a justificativa na qual esclareceu que várias são as dificuldades causadas no dia a dia da Escola, uma vez que no Municipio de São Vicente Férrer existe uma outra escola com o mesmo nome. E apresentou os dois nomes os quais diferem apenas no número do cadastro escolar em que a Municipal apresenta o número M 162.001 e a Estadual E 162.006. Também foi apresentado pela mesma um histórico da utilização do prédio como também às modificações que aconteceram com o passar dos anos com relaçao aos nomes e as redes de ensino e mostrou a necessidade de uma mudança definitiva . Quanto ao novo nome surgiu uma discussão importante em que o Sr. João de Moura achou que esta escolha foi bem merecida, mas que esta mudança deveria ser votada na câmara dos vereadores. Nós explicamos para os presentes que este nome foi escolhido pelos que fazem a escola, segundo a orientação que recebemos da inspeção escolar do DERE de Narazé da Mata, o qual esta escola faz parte. Os vereadores presentes Sr. José Hélio de Andrade Lima, Dr. Clediomar José Mendes, acharam qie , se a escola é da rede estadual não é obrigatório passar pela Câmara, mas que seria um reforço a mais para que este projeto se concretise. Isto não implicou em uma reprovação do nome em questão, todos os presentes concordaram plenamente e acharam bem merecido. E esclarecemos mais uma vez que fez parte da orientação do DERE, em que a escola texige a autoridade da escolha do nome e que precisava a representação da comunidade para ficar apar da mudança em questão . No momento nem um outro nome para ficar também em questão , o que deixa mais claro a aceitação. Ficou esclarecido também que as dificuldades e problemas surgidos por causa deste nome são várias e dificeis de serem resolvidas. Foi pedida a palavra de mais alguns presentes e algumas falaram que o nome professor joão Barbosa de Almeida, foi uma escolha bem merecida.
E para constar , eu Auzinete Maria Ribeiro de Almeida, Educador de Apoio, lavrei a presente ata que vai por mim assinada, pela diretora, pelos presentes, e também o corpo docente.

São Vicente Férrer -PE, 17 de junho de 1991

Auzinete Maria Ribeiro de Almeida;
José Hélio de Andrade Lima;
Maria José de Oliveira Evangelista ;
Maria do Socorro Vasconcelos Adelino;
Maria Sonia Monteiro;
Vicencia Tavares;
Tereza Coltinho Carneiro de Moura;
Maria Nadege Tavares Camêlo;
Neuza Costa da Fonseca Tavares;
Maria Galione de Amorim Mendes;
Maria Luiza Correia de Araújo;
Marina Borges de Farias;
Regina maria Ribeiro;
Aeacay José de Albuquerque;
Maria Matias da Rocha Albuquerque;
Clediomar José Mendes;
Ana Maria de jesus Araújo Albuquerque;
Adlene da Silva Lima;
Ana Lucia Ferreira Barbosa da Silva;
Dalila Rodrigues de Almeida;
Arabela de Menezes Xavier;
Eunila Oliveira do Egito;
Jozermirta Maria de Araújo;
Josélia Tavares de Arruda Almeida.

Histórico para esclarecer as propostas da mudança do nome da escola conforme mostrado em cartaz:

1956 – Fundação do Prédio;

1965 – Ginásio Elias Guedes – Particular

1978 – Fundado : Ceru Cel. João Francisco
Extinto : Ginásio Elias Guedes

O prédio passa alguns anos fechado. Depois é utilizado com repartições Estaduais: Cartório, Correios, EMATER.

Gestão Fernando – Trans. Escola R. Dr. Manoel Borba
Mat. 162.001
Nomeando 6 professores para o Estado.


Permaneceram até 06/11/86 quando publicado nº D.O. 07/11/86 E 162.006 com o nome : Escola Reunida Dr. Manoel Borba às Duas juntas.

Questões Políticas – Escola Reunida Dr. Manoel Borba – Municipal volta para o seu antigo prédio fica
apenas a Estadual.

Gestão Honorato – Volta novamente a Esc. Municipal

Hoje – Separe-se mais uma vez.

Diante de todos problemas faz-se necessário uma mudança que favoreça as duas Escolas.

Objetivo

Esclarecer a Comunidade o motivo pelo qual se faz necessário a mudança do nome desta escola e comunicar o novo nome escolhido pela.

Justificativa

O fato destas duas Escolas terem o mesmo nome tem apresentado dificuldades no dia a dia das
mesmas.